Florais


As essências florais individuais preparadas pelo sistema Dharidhana são numeradas a seguir com a indicação do nome popular da flor, seu  nome científico e a descrição resumida do seu efeito. Não são vendidas separadamente, elas fazem parte das formulas que constam no livro e no kit dos Florais da Consciência.


1 - ABÓBORA – Cucurbita máxima
Para emoções intensas que dominam a ação e os pensamentos, como medo paralisante, pânico, insegurança. Alimenta a alma com segurança e confiança. Equilibra o 3º chakra e dá vitalidade para o 1º e 2º. Ensina a pessoa a colocar limites nos seu comportamento trazendo ponderação e estrutura. Para aquelas que usam o ostentação como defesa diante de sua insegurança interna. Dá força para a prosperidade e a abundância na vida.

2 - AÇAFRÃO - Curcuma longa
Eleva a alma fazendo conexão com a terra, equilibra o sentir com o pensar e o falar, proporciona bem-estar e paz interior. Desperta para as relações sociais positivas e para o sentimento de pertencer ao Todo e perceber a interligação de todos os seres no planeta Terra.

3 - AÇOITA CAVALO – Luehea grandiflora
Ativa a resistência, firmeza, segurança. Incentiva o uso adequado dos instintos e emoções primitivas. Ajuda na ampliação da consciência de sua realidade. Ajuda a criar raízes sólidas para suas realizações, se abrir para o mundo de possibilidades infinitas. Para animais em situação de cativeiro e maus tratos.

4 - ALAMANDA - Allamanda cathartica
Ousadia, coragem nas mudanças, expande as forças do corpo e da mente.

5 - ALECRIM - Rosmarinus oficinalis
Ação estimulante do 4º e 5º chakras. Desperta alegria, amor, vontade de viver ajudando a diluir mágoas, traumas, negatividade, depressões e tristezas. Auxilia no aprendizado facilitando a concentração e a memória, diminuindo a desatenção e distração.

6 - ALFACE - Lactura sativa - F6
Fuga da realidade diante de situações novas. Dificuldade de adaptação e empatia. Racionalização das emoções e carência da figura maternal.

7 - ALFAZEMA - Lavandula dentada
Imaturidade, inferioridade, inconstância, insegurança, insatisfação, dificuldades de aprendizado. Calmante e protetor energético do 5º e 6º chakras.

8 - ALGODÃO - Gossypium religiosum
Limpa e remove obstáculos da visão e audição física e psíquica. Liderança. Mediunidade forçada. Conexão com o Eu Superior.

9 - AMORA - Morus nigra
Viver no passado, emoções fragilizadas, não se sentir amado, retomar o gosto pela vida e iniciar nova etapa. Apoio nas mudanças e na menopausa.

10 - ANIL – nativa
Equilíbrio sutil das sensações, bem-estar, suavidade, leveza, interiorização. Trabalha e equilíbra o 6º chakra: a intuição e os poderes extra-sensoriais.

11 - ANIS - Ocimum selloii
Calmante do coração. Amor ao próximo e altruísta. Medo de se soltar e de amar.

12 - ANTÚRIO - Anthurium andreanum
Desapego à vida material e para o trabalho altruísta. Desapego ao passado e dos entes queridos.

13 - ARNICA - Solidago chilensis - nativa
Emergencial. Traumas físicos, ferimentos, pancadas, perda da consciência, dores, Estimulante de energias dispersas. Restauração do corpo etérico e físico.

14 - ARROZINHO - Polygala paniculata – nativa
Acalma as dores da alma após traumas, acidentes, doenças e perdas. Faz a energia circular evitando mágoas e emoções retidas, também por problemas do passado. Dá apoio e colo para quem se sente só e abandonado pela mãe divina. Ajuda a eliminar os venenos da alma que são as emoções não metabolizadas.

15 - ARRUDA - Ruta graveolens
Estimulante. Esgotamento, vontade fraca, energia negativa. Não sabe dizer não.

16 - ARTEMÍSIA - Artemísia vulgaris - nativa
Emergencial. Depurativo de toxinas físicas e psíquicas. Situações traumáticas. Vontade de agir. Consciência física. Estimulante da energia sexual e reprodutiva.

17 - ASSA-PEIXE - Vernonia polyanthes - nativa
Insubordinação, inadequação, conflitos com autoridades, desobediência infantil, desorganização. Repressão da sexualidade. Integra sensualidade aos sentimentos.

18 - AZALÉIA - Rhododendron indicum
Depressão, amargura, tristeza, decepção com a vida. Limpa e dinamiza a energia do coração.

19 - BABOSA - Aloe arborescens e Aloe Vera
Mental muito ativo, dispersão, pensamentos constantes, não viver o presente. Solidão, inadequação, desvalorização, auto-estima baixa.

20 - BÁLSAMO - Balsamina hortensis
Expressão emocional. Emoções reprimidas por timidez e traumas. Restabelece o fluxo da energia emocional.

21 - BARDANA - Articum lappa
Inércia, estagnação, tensão, inferioridade, insegurança. Eleva o nível de energia física e vital, dando coragem e audácia nas ações.

22 - BEIJO - Impatiens walleriana
Impaciência, irritação, tensão, nervosismo, agitação, insônia. Diminui o excesso de fogo.

23 – BELA-EMÍLIA - Plumbago capensis
Calmante da agressividade, raiva e explosões. Agressão pela comunicação oral.

24 - BOLDO - Coleus barbatus e Plectranthus ornatum
Limpa sentimentos retidos como mágoas, raivas, rancores. Acalma a impulsividade, agressividade tempestuosa. Acalma energia do fígado.

25 - BORRAGEM - Borago officinalis
Depressão crônica, opressão no peito, taquicardia, negativismo, angústia da velhice. Falta de fé e esperança. Espontaneidade, senso de humor.

26 – BRINCO-DE-PRINCESA - Fuchia sp
Ansiedade, esconder problemas com falso riso, insônia, obesidade. Paz interna. Desperta o desejo sexual, a sensualidade, vaidade, aceitar o corpo. Bipolaridade, oscilação entre depressão e euforia. Efeito catártico.

27 - BROMÉLIA - Vriesea guttata – nativa
Limpa os meridianos e chakras. Intoxicação por drogas, cigarros, alimentação. Potencializa os florais.

28 – BUQUÊ-DE-NOIVA - Spiraca X vanhouttei
Solicitude, pureza, plenitude, bem-estar, tranqüiliza a mente para meditação, interiorização e o sono. Acelera a terapia floral.

29 - CAAPONGA - Alternanthera dentata - nativa
Indicada para pessoas que tem o 6º chakra em desequilíbrio por falar e pensar demais ou de menos. Acalma o sistema nervoso e o ritmo dos pensamentos, dissolvendo preocupações com pensamentos ruminantes que podem levar a insônia. Coloca para fora o que não serve mais como emoções pensamentos e lembranças.

30 - CACTUS – Nopalea cochenillifera
O floral do cactus nos protege da invasão de energias alheias, dando coragem para nos defender e afastar o que não nos serve. É indicado também para aqueles que estão sozinhos, solitários e abandonados. Ajuda a assumir a solidão e despertar a esperança, a força interior, reflexão, equilíbrio e bem estar.

31 - CAFÉ – Coffea arábica
Muitos pensamentos desconexos, obstinação mental, irritabilidade, ansiedade, insônia, esgotamento pelo trabalho repetitivo, vício por café.

32 - CALÊNDULA - Calendula officinalis
Auto destrutividade, calmante da agressividade, crueldade, tirania, bloqueios da criatividade, extremismo, oscilação entre extremos. Esconder a sensibilidade e a fragilidade. Une a sexualidade com o amor.

33 - CALIANDRA - Calliandra brevipes – nativa
Para o fortalecimento interior, concentração e paz diante da movimentação da vida, dando maior resistência diante das dificuldades. Dá suporte em situações de risco, quando a pessoa precisa ter coragem para enfrentar os desafios e mudanças necessárias para atingir seu objetivo.

34 - CAMOMILA - Matricaria chamomilla
Calmante, insônia, tensão, ansiedade, irritação. Gosta de servir os outros, mas com sua participação. Maternidade com super-proteção e nervosismo.

35 - CÂNFORA - Artemísia canforata
Acalma a mente, melhora o raciocínio, limpa os ambientes.

36 - CANDEIA - Gochnatia polymorpha - nativa
Resistência às adversidades e dificuldades da vida e na escassez de recursos materiais. Resistência física nas doenças e adaptação em situações desafiadoras. Traz para a pessoa a força do guerreiro que precisa ir à luta pelos seus ideais. Dá resistência para não desistir diante de obstáculos e sim para buscar alternativas para a vitória sobre o adversário seja ele de qualquer natureza.

37 – CAPIM-GORDURA - Panicum melinis - nativa
Flores indicadas para crianças e adolescentes com subnutrição, que sofreram privação de alimentos e amor. Ajuda na recuperação e reestruturação do corpo etérico e emocional, possibilitando a reconquista da dignidade humana e o sentimento de valorização interna.

38 - CAPUCHINHA - Tropaeolum majus
Carência afetiva. Carinho pelo toque. Vaidade, orgulho, arrogância, superioridade, indiferença. Humildade, modéstia, sabedoria.

39 - CARQUEJA - Bacharis trimera - nativa
Contrai e limpa emoções antigas, emotividade, preocupação excessiva com pessoas próximas. Medo que aconteça o pior.

40 - CÁSSIA - Cássia leiandra
Limpa os pensamentos negativos. Facilita a conexão com o Eu Superior.

41 – CATINGA-DE-MULATA - Tanacetum vulgare
Limpa a energia emocional e negativa. Mal estar em ambientes públicos. Comer e beber com ansiedade. Bocejar e arrotar demais.

42 - CAVALINHA - Equisentum sp
Indicada para ativar a energia do rim e seu meridiano. Abranda os medos e inseguranças diante das situações cotidianas. Ajuda eliminar as emoções que não servem mais mantendo o equilíbrio interno, incentivando a coragem nas ações do dia a dia.

43 – CENTELHA-ASIÁTICA - Centelha erecta - nativa
Diminui a ansiedade na alimentação e incentiva a pessoa a gostar de si mesma e se cuidar, tanto no aspecto físico como emocional. Ajuda a pessoa a tomar consciência de sua realidade interna e externa e entre a fantasia e a verdade. Tira a pessoa de devaneios e auto-ilusões. Dinamiza a energia do 3º chakra, contribuindo nas dietas alimentares.

44 – CHAPÉU-DE-COURO - Echinodorus grandiflorus
Emergencial. Dinamiza e limpa a energia vital, cansaço, estafa, convalescença, intoxicação por drogas, bebidas e fumo.

45 - CHICÓRIA - Chicorium intybus
Carência afetiva, quer atenção constante, se magoa facilmente, possessivo, chora com facilidade, sufoca os outros e quer controlar.

46 – CIPÓ-DE-SÃO-JOÃO - Pyrostegia ígnea - nativa
Apego ao luxo, ostentação e vida material. Vaidade. Desperta para espiritualidade e a criatividade. Equilibra a matéria e o espírito. Necessidade de aprovação externa e máscaras.

47 - CIPÓ-PRATA – Banusteriopsis oxyclada (rosa-amarela) - nativa
Ajuda a pessoa que costuma se isolar quando está entre outros e no meio da multidão. Movida pelo medo e para se defender de possível ataque imaginário. Compartilha a vida e o espaço, mas sempre mantendo distância. Este floral ajuda a harmonizar os sentimentos com a mente, ajudando a pessoa a compreender seus problemas e dando força para se abrir para o mundo aprendendo a compartilhar com equilíbrio.

48 - COENTRO - Coriandrum sativum
Estimulante, revitalizadora, coloca o corpo em movimento, estagnação diante de mudanças. Crianças gulosas.

49 - CONFREI - Symphytum officinale
Emergencial. Reestruturação, revitalização, reconstrução, recuperação, autodestruição.

50 - COPO DE LEITE – Zante deschia aethiopica
Este floral trabalha a pureza do início da sexualidade, o amor de adolescentes com inocência e busca de suas satisfações físicas. Para o início de relações amorosas quando a paixão traz a felicidade plena e cega para a realidade. Este floral atua também na ambiguidade sexual, na rejeição dos órgãos sexuais e identidade sexual em conflito. Indicada para adolescentes e adultos com problemas nestas áreas, que precisam tomar posições e viver a sexaulidade sadia.

51 - COSMOS - Cosmos bipinnatum
Emergencial. Pânico, medo extremo, desespero, pesadelos, doenças graves. Medo de lugares públicos e fechados. Confiança, coragem, simplicidade, firmeza e segurança.

52 – CRAVO-DO-MATO - Tagetes minuta – nativa
Desliga a mente preocupada com idéias ruminantes. Indicada para quem pensa muito e não consegue relaxar internamente, não consegue digerir fatos rapidamente e liberar as emoções decorrentes deles. Tendência a reter coisas que precisam ser esquecidas e eliminadas. Para situações de pânico, choques emocionais, traumas, perdas, tristeza, mágoas.

53 - DÁLIA – Dhalia coccínea
Dinamiza e amplia os chakras mentais, a intuição e a sensibilidade das pessoas questionadoras que sempre precisam de uma explicação. Dinamiza a relação com o inconsciente e com os sonhos. Aprender a sentir a mente.

54 – DENTE-DE-LEÃO - Taraxacum officinale - nativa
Emergencial. Depurativo, força, coragem, recuperação de traumas físicos, perda de energia pelo 3º chakra. Visão superficial e grosseira da vida. Resistência à terapia floral.

55 - ERVA-CAPITÃO - Hydrocotyle bonariensis - nativa
Para pessoas que lideram grupos e precisam ter atitude correta na coordenação e sincronicidade das atividades para atingir os objetivos propostos. Ajuda o trabalho em grupo, despertando para os princípios da democracia com a participação e colaboração de todos.

56 – ERVA-DE-SANTA-MARIA - Chenopodium ambrosioides - nativa
Medo do fracasso financeiro, do desemprego, da falta de dinheiro, recursos para sobrevivência. Falta de fé na Providência Divina.

57 - ESPADA DE SÃO JORGE – Sansevieira trifasciata
Com energia direcionadora ajuda na tomada de decisões. Para limpeza energética, proteção de energias negativas. Traz força e coragem para novos caminhos

58 – ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus ilicifolia - nativa
Calmante de emoções impulsivas. Integra emoções, sentimentos e razão. Saber parar de ajudar os outros.

59 - ESTRELINHA BRANCA – nativa
Para desenvolver a delicadeza consigo mesmo e com os outros. Para ter uma visão mais ampla da realidade e encontrar caminhos alternativos para situações aparentemente insolúveis. Ativa o mental concreto, o mental abstrato e a intuição. Abre a mente para novas idéias e novas percepções da realidade visível e invisível.

60 - FAMÍLIA ROSA – nativa
Desperta para o amor coletivo e familiar. Contribui para a aceitação dos outros, desenvolvendo a compaixão e tolerância. Equilíbrio do 4º chakra.

61 - FIGO - Fícus carica
Indecisão nas escolhas, mudanças repentinas de humor, irritabilidade, influencias climáticas, clareza mental.

62 - FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - Pétrea subserrata
Neutraliza magias, energias negativas, trabalhos feitos. Reforça a autoproteção e contato com o Eu Superior.

63 - FRAMBOESA - Rubus fruticosus
Ativa a suavidade e o equilíbrio em reações agressivas, impulsivas e exageradas. Trabalha o ciúmes e a necessidade de vingança. Ensina a perceber os limites entre o eu e o outro e a conter a necessidade de atacar e ferir. Ajuda a desenvolver a delicadeza diante da vida. Atua como calmante do 1º chakra e do elemento fogo, contribuindo para acalmar pessoas que não param e invadem o futuro.

64 - FUNCHO - Foeniculum vulgare
Dúvidas sobre a própria capacidade. Cansaço mental e físico. Dificuldade de digerir fatos novos. Dúvidas após mudanças. Harmoniza readaptações e análise dos detalhes.

65 - FUMO - Nicotiana tabacum
Agitação, aventura, desafios físicos, fuga das conquistas morais e espirituais. Vício por cigarro.

66 - GENGIBRE - Zingiber officinale
Dinamiza as pessoas para a ação, iniciativa, coloca os pés no chão. Ativa a energia nas pernas. Aquece a alma e ativa o fogo no temperamento. Estimula a luta por ideais e a vencer os obstáculos para atingir os objetivos. Traz o guerreiro interno para a batalha contra os fantasmas internos. Ajuda nos estados depressivos e nas situações de vícios como fuga da realidade.

67 - GERÂNIO - Pelargonium zonale
Integra a vitalidade com a mente concreta, desperta prazer e sensualidade nas realizações. Ativa o pensamento e ajuda a colocar as idéias na prática.

68 - GERVÃO - Stachytarphetta cayenensis - nativa
Agressão física e psíquica, punição, justiça, exigência, ira, rancor, ansiedade, agitação psicomotora infantil, antiinflamatório floral. Emoções fortes, raivas, depressão.

69 - GIRASSOL - Helianthus annus
Individualidade, liderança, vaidade, extroversão exagerada, egocentrismo, auto-estima elevada ou baixa, traz consciência da dualidade interna.

70 - GUACO - Mikania glomerata
Afetividade, amor universal, plenitude, tranqüilidade. Indicada para crianças rejeitadas e mal amadas, que desenvolvem sensibilidade respiratória. Relaxa o 4º chakra diminuindo o acúmulo de energias retidas por mágoas, traumas e ressentimentos. Diminui a opressão no peito gerada por angústia.

71 - GUAÇATONGA - Casearia sylvestris - nativa
Harmonia dos opostos internos, solta os sentimentos reprimidos, estabelece o equilíbrio interno e a relação interpessoal. Ajuda na auto-afirmação e auto-aceitação. Fortalece o ego e amplia a criatividade. Desperta a alegria de viver e a criança interna.

72 - GUINÉ - Petiveria alliacea
Perda de energia, cansaço, limpeza energética, energia negativa.

73 - HIBISCO - Hibiscus rosa-sinensis
Dificuldades sexuais e de procriação, traumas com abortos e dificuldade de engravidar, relacionamentos conflituosos.

74 - HIBISCO BRANCO – Hibiscus
Equilibra os relacionamentos a dois. Para o dia do casamento e início da união. Melhora e afina a sintonia física e psíquica do casal. Também para aqueles que iniciam o processo da concepção.

75 - HORTELÃ-PIMENTA - Mentha piperita
Lentidão física e mental. Dificuldade de análise interior e de aprendizado. Racionalização das emoções, liberação de emoções retidas por medo e vergonha.

76 - HORTÊNCIA - Hydrangea macrophylla
Acalma a mente, aumenta a intuição, diminui a autocrítica. Tensão na cabeça por ler ou pensar muito.

77 - INSULINA - Cyssus sicyoides
Carência afetiva, amargura, não saber lidar com as emoções, prefere reprimi-las e esquecer. Pessoas que tem tendência a racionalizar as emoções sendo insensível às emoções alheias. Normalmente sofreram privação de afeto e como defesa acham que não se entregando aos sentimentos não irão sofrer.

78 - IPÊ AMARELO - Tabebuia crysotricha - nativa
Renascer, recuperação, autocura, solidão, mudanças, concentração, mente dispersa, organização mental.

79 - IPOMÉIA – Ipomeia cairica - nativa
Estilos de vida desregrados e abusivos, vícios em drogas e bebidas, dexintoxicação mental, necessidade de artifícios para transcender. Dificuldade de convivência. Novas idéias e situaçãoes. Adaptação em ambientes diferentes.

80 - JABUTICABEIRA - Myrciaria cauliflora
Materialista, avarento, ambição pelo poder e posses, sentimentos de culpa ocultos.

81 - JASMIM – Jasminum officinale
Para sono pesado e agitado, sonhos com o cotidiano para compreender algumas sensações. Limpa a memória. Falsa auto-imagem, rejuvenescimento psíquico, excesso de bagagem na personalidade, obesidade.

82 - JURUBEBA - Solanum paniculatum - nativa
Saudades, perdas, recordações do passado, falta dos entes queridos.

83 - LANTANA - Lantana câmara – nativa
Harmonização de grupos, reuniões e ambientes. Tensão por movimento rotineiro e repetitivo, libera vícios e manias.

84 - LARANJEIRA - Citrus sinensis
Calmante sem deixar moleza, descontração nas atividades.

85 - LEVANTE - Mentha citrata
Protetor espiritual. Limpa as emoções e sentimentos negativos pessoais e por influência de terceiros. Para pessoas que confundem a terceira com a quarta dimensão e tem pesadelos impressionantes e marcantes. Ajuda a equilibrar o mental abstrato sem entrar em dogmas e fanatismos.

86 - LIMOEIRO - Citrus limon - nativa
Personalidade amarga, mentirosa, destrutiva, invejosa. Também para quem sofre influências destas pessoas.

87 - LOBEIRA - Solanum iycocarpum - nativa
Restaura a espiritualidade, a graciosidade, imobilidade frente a transformações, rupturas entre pensamento e sentimento. Desapego de scripts negativos.

88 - MAÇÃ - Malus pumila
Depurativo físico e psíquico, pensamentos e sentimentos impuros, obsessão por limpeza, ordem e perfeição, autodesgosto com a própria aparência.

89 - MACELA - Achyrocline satureoides - nativa
Calmante, relaxante, estafa física e mental. Bloqueios no aprendizado. Eu Superior.

90 - MADRESSILVA - Lonicera japonica
Ajuda na libertação do passado, ameniza a saudades de um tempo feliz que passou e não tem volta. Dá força a alma para enfrentar o presente e ter forças para viver um novo tempo.

91 - MALVA - Malva syvestris
Rejeição social, exclusão familiar, separatividade, abandono, preconceitos.

92 - MANACÁ - Brunfelsia uniflora
Pensar e agir com segurança. Compaixão. Libertar-se do passado. Encerrar ciclos. Novas idéias, criatividade no trabalho.

93 - MANDACARU - Cereus jamacaru
Amplia a consciência espiritual equilibrando com a consciência material.

94 - MANDALA LILÁS – nativa
Abrindo a mente para planos superiores. Contato com a mente universal. Equilíbrio do funcionamento cerebral. Equilíbrio do 6º e 7º chakras.

95 - MANJERICÃO - Ocimum basilicum
Dificuldades sexuais, medo de sentir prazer. Dificuldade de procriação e de sensualidade. Sobrecarga de responsabilidades, sensação de inadequação psicopatologias em geral.

96 - MANJERONA - Origanum majorana
Para achar o caminho e o destino. Falta de diretrizes. Excesso de sexualidade.

97 - MARACUJÁ - Passiflora edulise e Passiflora alata
Superstição, medo do sobrenatural, sonambulismo, enurese noturna, bruxismo, pesadelos, medos vagos e espirituais, mudanças de humores. Equilíbrio dos opostos dentro de si, parte masculina e feminina. Agir e recuar na hora certa.

98 - MARAVILHA – nativa
Força e resistência para estudos, novas idéias, clareza no raciocínio e na comunicação escrita e falada. Força nos braços e delicadeza nos gestos. Equilibra o 5º chakra.

99 - MARGARIDA - Chrysanthe-mum leucanthemum
Interpretação material científica e fragmentada. Desenvolve a síntese, o aprendizado, a visão globalizada e a intuição.

100 – MARIA-PRETA - Solanum americanum - nativa
Grande poder transformador das emoções e pensamentos negativos que podem ser verdadeiros venenos para o corpo e a alma. Acalma a mente repleta de pensamentos que desencadeiam emoções negativas. Clareia a mente e facilita a realização de seus ideais colocando-os em prática de forma planejada e organizada. Amplia a visão da realidade e a percepção do todo.

101 - MELISSA - Lippia Alba
Calmante, amplia a visão do momento, auxilia a tomada de decisões. Vontade de ser melhor, alegria, felicidade.

102 - MENTRASTO - Ageratum conyzoides - nativa
Purificação das emoções durante os sonhos, limpeza espiritual. Amor ao próximo, novos amigos, autovalorização, limites nas relações.

103 - MIMOSA - Mimosa puddica - nativa
Medo de coisas concretas: doenças, acidentes, ladrões, chuvas, alturas, da morte da dor. Medo do fracasso pessoal e da agressão alheia. Insegurança, nervosismo, gagueira, timidez.

104 - MIL-FOLHAS - Achillea millefolium
Limpeza do 4º chakra, depressão, traumas, remorsos, culpas. Proteção para supersensibilidade física, psíquica e espiritual. Dificuldades de aceitar mudanças na vida: dentição, puberdade, menopausa, etc. Relaxante e ancora na terra, evitando sintomas desconfortáveis da terapia floral.

105 - MIOSOTIS - Myosotis sp
Negação ou revolta com a perda de entes queridos, rejeição do recém-nascido, depressão pós-parto e perdas irreparáveis.

106 - MIRRA - Tetradenia riparia
Calmante, insegurança mental, protetor espiritual. Limpeza energética de ambientes. Sintonia com o plano espiritual, miasmas

107 - MORANGO SILVESTRE - Rubus rosifolius - nativa
Aumenta e eleva a alma, suavizando as reações agressivas em defesa do seu grupo racial ou familiar. Dissolve preconceitos e discriminações, incentivando a convivência pacífica a paz e união no mundo.

108 - MOSTARDA – Sinapis arvensis
Depressões periódicas sem causa definida, tendência suicida, melancolia, falta de fé e esperança.

109 - NÊSPERA – Eriobotrya japônica
Trabalha e alimenta os relacionamentos em grupo. Fortalece os laços e conecta o grupo a outros grupos afins. Fortalece a energia do grupo que passa a dar apoio aos seus membros, gerando união e comprometimento. Para pessoas inseguras nos relacionamentos.

110 - ORQUÍDEA - Cattleya labiata
Amplia a espiritualidade. Para ajuda ao próximo através da intuição e das palavras.

111- PANACÉIA – Solanum cernuum
Para reações emocionais exageradas, impulsivas e agressivas. Para pessoas que são o centro das atenções e precisam ser reconhecidas e aplaudidas. Para encontrar o caminho do meio e a ponderação.

112 - PARIPAROBA - Piper umbellatum - nativa
Para reações intensas e exageradas. Quando a pessoa não mede a intensidade de seus impulsos, muitas vezes provocados por sentimentos de injustiça. Diminui a raiva e a agressividade das pessoas que só vêem seus ideais e se projetam para o futuro, esquecendo o caminho a ser percorrido até lá.

113 – PATA-DE-VACA - Bauhinia fortificata
Descontrole emocional, alimentação descontrolada, ansiedade, não demonstra as emoções e a necessidade de ajuda.

114 - PAZINHA LILÁS - Não identificado - nativa
Abre espaço para transformações profundas e para retomada do processo evolutivo. Ajuda a diluir e remover assuntos mal resolvidos, fazendo uma limpeza de energia no que não nos serve mais.

115 - PÊRA - Pyrus Communis
Organização e ampliação da mente consciente, do raciocínio concreto para o abstrato. Amplia o angulo de visão da realidade objetiva, possibilitando a visão do todo e a compreensão da sincronicidade.

116 - PÊSSEGO - Prunus pérsica
Tranqüilidade e equilíbrio emocional. Amar a si mesmo, a natureza e o universo. Descobrir o belo. Potencializa outros florais.

117 - PFÁFIA - Pfaffia iresinóides
Tônico energético, cansaço, estafa, pós-operatório, quimioterapia.

118 - Picão - Bidens pilosa - nativa
Gostar de si mesmo, ansiedade, controle alimentar, hipocondria, masoquismo, autopunição através do corpo.

119 - PINHEIRO - Pinus elliottii
Culpa e remorsos, arrependimentos do passado. Pedir desculpas desnecessariamente. Autopunição. Autoperdão. Introversão, perfeccionismo, tristeza, negatividade, pouca sociabilidade. Impotência e frigidez.

120 – POEJO-DO-PICO - Mentha pulegium - nativa - experimental
Mágoas retidas, sentimentos de abandono, falta de vontade, medo de viver. Ajuda a retomar o amor, o equilíbrio e a beleza. Protege as relações afetivas. Para crianças com sentimentos de rejeição e mal amadas.

121 - PRIMAVERA - Bouganvillea glabra
Esperança em um novo momento, mudanças, traz as reflexões para a prática.

122 - QUARDIÃ DA MATA – Justicia brasiliana (jacobina vermelha) - nativa
Para proteção em situações novas e estranhas, quando você sem sente sozinho para escolher um caminho. Para dar força e coragem de lutar e ir em frente.

123 - QUARESMEIRA - Tibouchina granulosa - nativa
Proteção espiritual para médiuns e sensitivos, relaxar em meditação.

124 - QUEBRA-PEDRA - Phyllanthus niruni - nativa
Perfeccionismo, auto-repressão, teimosia, cristalização mental, rigidez, pessoas sistemáticas e metódicas.

125 - ROMÃ - Punica granatum
Ajuda na compreensão dos sonhos e dos conteúdos inconscientes. Proteção à noite.

126 - ROSA - Rosa ssp
Desperta a alma para o amor universal e incondicional, para a compaixão e necessidade de ajudar o próximo sem exigir nada em troca. Abre possibilidades de cura espiritual para si mesmo e para outros.

127- SABUGUEIRO - Sambucus nigra
Medo do descontrole físico e psíquico, estados obsessivos, tremores, tiques, agitação, pesadelos, enurese noturna, insegurança diante de decisões rápidas.

128 - SAIÃO - Bryophyllum calycimum
Generosidade, confiança, abundância, nutrição. Insegurança, sentir-se desprotegido, medo da vida, desnutrição.

129 - SÁLVIA - Salvia officinalis
Dificuldades de aprendizado, repetição de erros, regenera a energia vital e a memória, tomar decisões, resolver assuntos pendentes, vitalizador na velhice.

130 - SAUDADE – Solanum rantonnetii
Liberação da consciência, assumir responsabilidade sobre sua vida não culpando os outros pelo seu destino. Ajuda a se libertar das leis do carma. Para o chakra umeral.

131- SENA DO MATO – Senna australis (fedegoso-rasteiro) - nativa
Para o medo de perdas materiais e de ficar sem dinheiro. Para avareza e apego ao passado. Medo de deixar o velho e desapegar daquilo que não serve mais. Para superar a dificuldade de dar e receber.

132 - SERRALHA - Sonchus oleraceus - nativa
Depressões com causas definidas, pessimismo, desânimo, negativismo, desistir com facilidade, decepção com os outros, amor próprio ferido.

133 - SETE LÉGUAS – Podranea ricasoliana
Incentiva o crescimento em todos os sentidos: físico, emocional, mental e espiritual. Acelera o movimento e o crescimento daquilo que precisamos colher rápido dentro de nós e externamente. Para o desenvolvimento rápido sem consciência profunda do processo interior.

134 – SETE-SANGRIAS - Cuphea carthagenensis - nativa - F1
Estimulante, renova a energia, apatia, falta de vontade para lutar.

135 - SINHINHO VERDE - Não identificado - nativa
Tem afinidade com o planeta Saturno, ajudando a pessoa a se conectar com a terra, trazendo sua essência espiritual para o dia a dia. Facilita a vivência de sua missão e o propósito do espírito para a vida. Sugere o simples, o prático, a alegria nas realizações e o encontro com a segurança e estabilidade.

136 - SUINÃ - Erythrina speciosa
Não saber dizer não, deixar-se oprimir, renunciar. Ativa a defesa interior, integra as palavras com instintos.

137 - TANCHAGEM - Plantago major - nativa
Iniciativa para aqueles que esperam ajuda dos outros e dos aspectos externos. Medo da vida, dos riscos, do novo, das surpresas e do inesperado.

138 - TOMILHO - Thymus vulgaris
Dinamiza o 4º chakra e o timo, dando alegria de viver e diluindo traumas passados. Limpa energeticamente a região do peito. Dá força e coragem diante de problemas difíceis de origem afetiva. Ajuda na depressão e tristeza geradas por situações traumáticas. Ensina a pessoa a buscar a transformação interna para se sentir feliz.

139 - TRAPOERABA - Commelina spp - nativa
Ativa a circulação, clareza mental, segurança ao caminhar, medo da fraqueza e reflexos prejudicados. Para 3ª idade e para colocar os pés no chão.

140 - TREVO - Oxalis Bipartita - nativa
Resgata a pessoa que se encontra em situação desesperadora, que está sofrendo e chorando muito, em decorrência de perdas, mágoas, tristezas, desesperança, rompimentos, decepções. Traz paz, fé e esperança eliminando energias negativas e facilitando o contato com o Eu Superior.

141 - VERBASCO - Buddleja brasiliensis - nativa
Viver os problemas dos outros, não medindo esforços para ajudar. Dificuldade de estabelecer limite entre o eu e o outro. Harmonia nos relacionamentos familiares.

142 - ZINIA – Zinnia elegans
Tristeza, rancor, ressentimento, amargura, mau humor, pessoas que não assumem a responsabilidade pessoal.

143 - URUCUM – Bixa orellana
Desperta a coragem para ir a luta pelos seus ideais. Para defender o grupo familiar dos perigos alheios. Possibilita analisar as situações em diversos ângulos. Expande a energia física e vital.